Aloe Vera no Diabetes e Perfil Lipídico

Recentemente deixei uma revisão sobre consumo de café nos marcadores lipídicos. Hoje trago um estudo recente sobre a importância medicinal das plantas.


Hoje falaremos sobre: ALOE VERA (AV).

🍃Aloe é uma planta suculenta pertencente à família liliaceal, das quais existem mais de 200 espécies encontradas em todo o mundo. Possui aplicações em produtos cosméticos e de saúde há muitos séculos, além de propriedades antitumorais, antioxidantes e anti-inflamatórias. Possui + de 75 ingredientes ativos que contêm enzimas, vitaminas, minerais, lignina, aminoácidos e ácido salicílico, e a maioria dos constituintes parece ser de importância biológica na CURA de doenças.
Quando usado internamente – na forma de suco – pesquisas recentes tem demonstrado apresentar um impacto direto nos níveis de glicose no sangue.

🍃Estudos demonstraram que o extrato de aloe vera pode regular os níveis de glicose no sangue em jejum nos pré-diabéticos dentro de 4 semanas e reverter os níveis de perfil lipídico em apenas 8 semanas. É a natureza anti-inflamatória e antioxidante do Aloe que atinge áreas do corpo diabeticamente enfraquecidas, por ex, danos às células beta pancreáticas causadas pelo estresse oxidativo.

🍃Um estudo de revisão sistemática e metanálise mostrou que comparado com os controles, a suplementação de aloe vera reduziu significativamente as concentrações de glicose no sangue em jejum (diferença média: – 30,5 mg/dL; p = 0,02); redução na A1c (p <0,00001), nos TG (p = 0,0001), CT (p < 0,00001) e LDL-C (p <0,00001). O aloe vera foi superior ao placebo no ↑ dos níveis séricos de HDL-C (p = 0,04).

🍃Em conclusao, as evidências mostraram que Aloe Vera pode reduzir efetivamente os níveis de glicose de jejum, A1c, TG, CT e LDL-C e ↑ os níveis de HDL-C em pré-diabéticos e pacientes diabéticos não tratados precocemente.

🍃Um ponto que não posso deixar de falar é sobre as espécies diferentes de AV, pois maior parte são tóxicas. JAMAIS consumir caseira. É necessário que seja comprada pronta com certificação da Anvisa.

Lembre-se, seu estudo pode mudar a vida e bem-estar das pessoas ao seu redor.

📌 Ref.

Efficacy of Aloe Vera Supplementation on Prediabetes and Early Non-Treated Diabetic Patients:
A Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials. Nutrients 2016, 8, 388.

Com amor, Danielle Rocha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *